Te-Waza é o conjunto de técnicas de mão/braço do judô. São, ao todo, 16 (de acordo com a Kodokan). Essas técnicas fazem parte das Nage-Waza, as técnicas de projeção/lançamento. As Te-Waza se caracterizam principalmente pelo uso das mãos e braços para desestabilizar e derrubar os oponentes. Os Te-Waza são performados à partir da postura em pé, e incluem o uso de Tai-Sabaki (mudança corporal/controle corporal) para desestabilizar os oponentes, seguidos por um lançamento dinâmico.
1 Seoi-nage: Uma técnica para lançar o oponente por cima do ombro direito do judoca ao quebrar o balanço dianteiro e inserir o cotovelo direito sob a axila direita do adversário para carregá-lo sobre suas costas.
2 Ippon-seoi-nage: Uma técnica para lançar o oponente sobre o ombro direito do judoca ao quebrar o balanço dianteiro e segurar o braço direito por dentro com seu braço direito e carregá-lo sobre suas costas.
3 Seoi-otoshi: Uma técnica para puxar para baixo e arremessar o oponente ao quebrar seu balanço dianteiro, o judoca se apoia sobre um ou ambos os joelhos enquanto carrega o adversário nas costas.
4 Tai-otoshi: Uma técnica para puxar para baixo e lançar o oponente ao quebrar seu balanço dianteiro e girar o corpo para a esquerda enquanto o judoca põe seu pé direito na frente do pé direito do adversário.
5 Kata-guruma: Uma técnica para levantar o oponente sobre os dois ombros, na parte de trás do pescoço, e derrubá-lo, quebrando seu equilíbrio para frente enquanto segura sua coxa direita por dentro com o braço direito.
6 Sukui-nage: Uma técnica para levantar e derrubar o oponente quebrando seu equilíbrio para trás enquanto pisa atrás dele e segura ambas as coxas pela parte da frente com ambas as mãos ou outra técnica para levantar uma das coxas do oponente e derrubá-lo inserindo a mão entre suas pernas.
7 Obi-otoshi: Uma técnica para levantar e derrubar o oponente agarrando a parte da frente da faixa dele com a mão direita, puxando-o para frente enquanto pisa atrás dele e segura seu quadril pela parte da frente com a mão esquerda para desequilibrá-lo para trás.
8 Uki-otoshi: Uma técnica para derrubar o oponente quebrando seu equilíbrio para frente e puxando-o para baixo em direção ao canto frontal direito.
9 Sumi-otoshi: Uma técnica para empurrar e derrubar o oponente, desequilibrando-o em direção ao canto traseiro direito enquanto pisa na parte externa do pé direito com o esquerdo.
10 Yama-arashi: Uma técnica para varrer a perna direita do oponente com o pé direito e derrubá-lo, agarrando sua manga direita com a mão esquerda e segurando sua gola lateral direita com o polegar direito para dentro, enquanto quebra seu equilíbrio levantando-o para a frente.
11 Obi-tori-gaeshi: Uma técnica para lançar o oponente sobre o ombro direito, agarrando a faixa dele sobre o ombro com a mão direita e segurando o braço ou a perna direita com a mão esquerda enquanto o levanta.
12 Morote-gari: Uma técnica para arrancar e derrubar o oponente segurando ambas as pernas dele por fora com as duas mãos.
13 Kuchiki-taoshi: Uma técnica para empurrar o oponente para trás, segurando uma das pernas dele por dentro ou por fora com uma das mãos e puxando-a para cima.
14 Kibisu-gaeshi: Uma técnica para derrubar o oponente, golpeando seu calcanhar por dentro ou por fora com uma das mãos.
15 Uchi-mata-sukashi: Uma técnica para se defender da tentativa de Uchi-mata do oponente e derrubá-lo.
16 Ko-uchi-gaeshi: Uma técnica para desviar da tentativa de Ko-uchi-gari do oponente e derrubá-lo.
No responses yet